Pois é... uma pequena pausa nas férias dos sogros para dizer que os nossos vistos de residentes permanentes finalmente saíram!
As últimas semanas foram bem agitadas... Fizemos os exames médicos em Julho e estávamos torcendo para o pedido dos passaportes sair logo. Achávamos que daria tempo da minha mãe levar os nossos passaportes para São Paulo e depois os nossos sogros trazerem, mas esse timing infelizmente não aconteceu... E eu estava ainda mais ansiosa que tudo acontecesse rápido, pois tinha uma proposta de um novo trabalho que estava só dependendo do visto pra se concretizar! O meu visto de trabalho era fechado para a empresa atual, o que significava recusar toda e qualquer proposta que aparecesse, sem nem pensar duas vezes...
Felizmente o pedido dos passaportes não tardou tanto assim e dia 17 de agosto mandamos os verdinhos para o Consulado. Dia 24 eles já estavam aqui conosco de volta das férias. O processo de envio foi bem fácil e rápido. Nós abrimos uma conta na Fedex pela internet, fomos até a loja mais próxima e mandamos tudo via Priority Express. Além dos passaportes, mandamos também um WayBill com o nosso número de conta, assim o Consulado poderia nos enviar os passaportes de volta também via Fedex e nós pagaríamos o envio... O preço é bem salgado, mas em vista da urgência e da segurança, foi realmente o melhor a fazer. Os valores foram cobrados direto no meu cartão de crédito!
Para podermos mudar de status de trabalhadores temporários a residentes permanentes, tivemos que dirigir 1h até a fronteira dos EUA, sair do país e depois re-entrar... Parece muita complicação, mas acaba que não é tão complicado assim... Fizemos isso no mesmo dia que recebemos os passaportes, logo depois de deixar os sogros no aeroporto - sim, ele já foram embora! Esse tempo voa mesmo!
Saindo do Canadá, entrando nos EUA...
Chegando na fronteira, temos que responder aquela pergunta básica:
- "O que você vai fazer nos EUA?"
E a nossa resposta:
- "Nada!" *rs*
Explicamos à oficial da aduana que só queríamos atualizar o nosso status no Canada e parece que é bem comum isso acontecer... Estaciona o carro, vai pro guichê, explica de novo, mostra os papéis da imigração, ouve a piadinha do moço que nos pergunta se temos certeza que queremos trocar definitivamente o calor do Brasil pelo frio do Canadá e voilà! Fomos recusados de entrar nos EUA e voltamos felizes para a fronteira canadense... *rs* à primeira vista isso pode soar meio estranho, mas a única maneira de vc conseguir voltar assim tão fácil é sendo recusado. Perguntamos para o oficial se não teríamos problema para entrar de novo nos EUA por causa disso e ele explicou que não, que esse é um procedimento padrão e que no sistema fica marcado que foi só para o procedimento de imigração canadense... enfim! O que importa mesmo agora é o Canadá, o resto a gente vê depois...
Voltando pro Canadá menos de 15 min depois da saída!
Voltamos para casa com a sensação de estarmos finalmente mais leves... sensação de vitória, dever cumprido! Esse foi o fim de 936 dias de processo de imigração, entre idas e vindas, com algumas grandes mudanças de planos e maravilhosos desafios no meio do caminho... A proposta de emprego em 2008, a mudança para Montreal, os amigos que fizemos, as barras que enfrentamos, as visitas que recebemos... tudo valeu a pena e contribuiu para que hoje possamos chamar aqui de nosso lar!
Agora é só continuar a vida, de maneira muito mais tranquila, com a certeza de que tudo só tende a melhorar ainda mais!