Tudo de novo

Posted by Marilia Araujo On 20:49 2 comentários

Pois é... apesar de já morarmos por aqui há mais de um ano como trabalhadores temporários e já ter tirado todos os documentos no momento da nossa chegada, a mudança de status para residentes permanentes nos obriga a renovar esses documentos, ça veut dire, NAS e Assurance Maladie.

Para o NAS, fomos até o Service Canada e pedimos um novo. Geralmente o numero já sai na hora e a carteirinha chega entre 2-3 semanas pelo correio em casa, mas como o escritório de imigração fez uma salada com os nossos arquivos - alguns dos dados do Le no meu nome, outros meus no nome dele - não pudemos pegar o numero, então vamos receber tudo em casa pelo correio.

Para renovar o seguro saúde também foi bem fácil. Liguei antes no Régie de l'assurance maladie para pedir informações e descobri que tudo o que eu tinha que fazer era esperar os formulários de renovação chegarem em casa e me apresentar no CLSC mais próximo para fazer a autenticação do pedido. A carte soleil nova chega daqui 1 mês...

Assim que o nosso NAS novo chegar, temos que informar o novo numero para os empregadores, banco, etc... Isso vai nos abrir mais possibilidades de acesso a crédito, que até então não tínhamos como residentes temporários. Afinal, qual instituição financeira vai querer fazer um empréstimo a longo prazo a alguém "temporário"? Realmente, não faz muito sentido...

A próxima providência que temos que tomar é finalmente pedir a equivalência dos nossos diplomas brasileiros. Parece que o processo também é fácil, mas confesso que ainda não pesquisei a respeito. Vou pedir ajuda para os meus amigos que já fizeram a papelada... acho que leva em torno de 11 semanas pro processo todo ficar pronto. Depois disso vai ser correr atrás da pós-graduação. Pesquisar cursos, preços, áreas...

Apesar da vida por aqui parecer cada vez mais fácil no dia-a-dia, o que nos surpreende é o fato de descobrirmos algo novo todos os dias. Gente nova, lugares novos, novos rituais, restaurantes favoritos, marca preferida de sabão para lavar roupa... e assim vai ficando cada vez mais natural chamar aqui de nossa casa.

Categories:

2 Response for the "Tudo de novo"

  1. culeguinha
    do assunto equivalência de diploma eu sei tudo! uhauahauahauahauah
    voltei do meu treinamento e amanhã começarei!!!!
    frio na barriga!!!
    bjoks
    paulinhapl

  2. Unknown says:

    Ola Marilia,

    Vc recebeu minha resposta? Nao sei se seu email està bloqueando o meu.

    Vamos marcar um choppinho sim!

    Meu horario é mais flexivel do que o de voces!

    Vou te passar nossos telefone por email. Me avise se recebeu

    Abraco
    Jonathan

Postar um comentário

    Seguidores