Veranico dos índios

Posted by Leandro Coelho On 10:09 1 comentários

Na América do Norte, eles chamam o veranico de L'été des indiens ou Indian Summer. A tradução é "Verão dos índios", referindo-se aos ameríndios.

Aqui no Canadá é caracterizado por uma elevação de temperatura, perto de 17°C, que dura de três a quatro dias depois da primeira neve de outono.

Em outros lugares da América do Norte, essa definição pode ser ligeiramente diferente.

No Brasil, eu ouvi falar o nome veranico raríssimas vezes. Mas acontece com frequência também. É caracterizado por um tempo muito seco e temperaturas elevadas. Ninguém gosta. É desconfortável para quem mora nas cidades, causa problemas repiratórios e aumenta a poluição. No campo é prejudicial à agricultura, estraga as plantações. 

Porém aqui no Canadá e em grande parte da América do Norte é um fenômeno metereológico aguardado todos os anos. É como se fosse o último suspiro de Verão antes do inverno rigoroso. 

Não se sabe ao certo o motivo do nome L'été des indiens, mas especula-se que esse nome foi dado por coincidir com o período de colheita de abóboras e milho para os Ameríndios.

A previsão do tempo aqui diz que poderemos ter um veranico para os próximos dias. Eles ainda não têm certeza disso, porém uma coisa é certa: com ou sem o veranico, o temido inverno está cada vez mais próximo! :-)

Todos nos alertam o tempo todo que o pior daqui é o inverno. Tomara que isso seja igual àqueles filmes que todos falam que é muito ruim: A gente fica com uma impressão tão ruim do filme, que no final, quando a gente termina de assistir, nem acha tão ruim assim.  :-D

Categories: , ,

1 Response for the "Veranico dos índios"

  1. Ola!!
    Bem que esse veranico poderia durar mais 1 mês... está tão agradável.. até chegamos a esquecer que já tinha nevado..

    Abraco pra vcs

    Adri

Postar um comentário

    Seguidores