Bom... vou começar do começo... Sou formada em tecnologia e desde o início da minha carreira eu trabalho com Business Intelligence. Quando comecei a trabalhar, o meu primeiro projeto foi pra desenvolver uma extenção para o sistema chamado Hyperion Planning. Foi aí que eu comecei a aprender sobre planejamento orçamentário, relatórios financeiros, banco de dados multidimensional e outras particularidades do mundo de finanças. Apesar de na época eu ter trabalho como desenvolvedora Java, me envolvia diretamente com a administração da ferramenta.

Depois desse projeto, graças à minha amiga Cibele que me indicou para uma entrevista, comecei a trabalhar na Oracle, onde passei os últimos 4 anos da minha vida pré-Canadá. Lá aprendi muito, fiz bons amigos e sempre fiquei envolvida com BI. Durante esses anos, a Oracle comprou duas empresas muito importantes no mercado de BI: Siebel e Hyperion. É claro que nessas horas, o que acontece é que temos que adquirir novos conhecimentos sobre as ferramentas compradas e ficar prontos pra atender os clientes...

Nesse meio tempo, vim pro Canadá e fiz um treinamento da nova versão do Hyperion Planning, o mesmo que eu já tinha visto alguns anos atrás... Eis que depois do treinamento, fui selecionada pra trabalhar em um projeto de implementação, que começou há algumas semanas. Esse é o meu primeiro projeto aqui no Canadá, então foi só há algumas semanas atrás que eu comecei a botar a mão na massa de verdade.

O projeto já estava em andamento quando eu cheguei, então as duas primeiras semanas foram a maior loucura para entender o negócio do cliente, conhecer as pessoas, receber acessos, assinar as papeladas e, é claro, se acostumar com a chuva de um vocabulário técnico novo pra mim em francês. Apesar das minhas experiências anteriores e do treinamento na ferramenta, a vida real é sempre diferente, e os desafios são enormes! É uma funcionalidade que dá pau, o ambiente que não está perfeito, dúvidas dos usuários... e o francês! Acho que o francês nunca vai ser 100%, mas é incrível perceber como o meu cérebro já absorve muito mais rápido as informações que eu recebo à todo o tempo e como ele interpreta o sotaque quebecois. Vale lembrar que todos os meus colegas no trabalho são franceses, então o meu dia-a-dia se passava com um sotaque diferente.

Como sempre até aqui, as pessoas se mostraram muito simpáticas e dispostas a fazer algum esforço extra pra me entender, mesmo que eu não fale exatamente da mesma maneira como eles falariam... fora os elogios que eles fizeram sobre o meu francês, que deixaria qualquer um motivado! Apesar dos elogios, é claro que ainda tenho muito a aprender... 

Mas sem dúvida o mais engraçado foi a pergunta que todos me fizeram quando souberam que eu vinha do Brasil e que esse é o meu primeiro inverno por aqui: "O que fez você trocar calor do Brasil pelo frio congelante do Quebec?" Ninguém consegue entender de cara o que faz uma pessoa sair do seu país quente e vir pra cá... Mas cada imigrante sabe quais são os motivos mais fortes que motivam uma decisão como essa!

Até agora tenho trabalhado bastante e até o final do projeto acho que vou ter ganhado alguns cabelos brancos, mas até então ainda tem muitos meses pela frente! E viva o aprendizado constante! Acho que é por isso que eu amo o meu trabalho... Sempre algo novo pra botar um pouco de ação na nossa rotina!

Categories: ,

2 Response for the "O mundo Hyperion de novo na minha vida"

  1. Unknown says:

    Bem legal os acontecimentos da sua vida.
    Tranalho com B.I em uma empresa parceira da Oracle-Hyperion.
    Gostaria de saber como esta o mercado para profissionais desse segmento no canada??

    muito obrigado

  2. Oi Rafael,
    Os profissionais de Hyperion estao em falta aqui em Montreal... O mais dificil eh achar profissionais experientes que falem fluente frances, pois a maioria fala so ingles... Entao, se vc tem esse perfil, pode ter certeza que nao vai faltar emprego pra vc! Mas frances e ingles fluentes sao fundamentais!
    Abs,
    Marilia

Postar um comentário

    Seguidores