Na última 6a feira eu consegui a minha primeira carteira de motorista no Quebec! Essa foi a segunda vez que eu fiz o exame prático. A primeira vez eu não consegui passar… Minha prova estava marcada para 19 de dezembro e depois de algumas tempestades de neve, a última delas na semana do meu teste, a neve acabou me atrapalhando na hora da prova. O resultado foi $95 a menos na conta ($25 do teste, $35 do aluguel do carro e mais $35 por uma aula prática antes da prova) e a chatisse de ter que passar pelo exame de novo, mesmo tendo carta no Brasil há mais de 7 anos…

Resolvi deixar o inverno passar e tentar de novo, afinal desistir nunca foi uma opção! Semana passada tentei ligar no SAAQ pra agendar o novo teste e depois de mais de meia hora de espera finalmente consegui marcar para a mesma semana lá em Langelier, pois Henri Bourassa e Longueil já estavam lotados!

O examinador, apesar de se mostrar educado no começo, durante o percurso se transformou num grosso... Eu jurava que não ia passar, pois ele não parava de reclamar o tempo todo... Um dos comentários dele foi mais ou menos assim: “Nós vamos virar à esquerda ainda hoje ou não?” enquanto eu estava parada em uma intersecção com 4 placas Pare! 

                                                                                                      Foto by Julie

O negócio é o seguinte: quando você encontra uma placa Pare, tem que realmente parar por 3 segundos, olhar para todos os lados, ângulos mortos, e só depois prosseguir! Com 4 placas Pare é a mesma coisa, o que muda é que todo mundo na interssecção tem que parar e quem chegou primeiro tem o direito de passar primeiro. Na vida real, ninguém para completamente, so diminui a velocidade, a menos que tenha algum pedestre passando. Sendo assim, se pra ir mais rápido eu não tivesse parado, com certeza ele me tiraria pontos dizendo que eu não fiz uma parada completa. Como eu parei, ele fez o comentario infeliz acima... A dica nesse caso é MANTENHA A CALMA! Faça tudo exatamente como deve ser feito e não se deixe intimidar pelas cutucadas do examinador.

No final, ele falou que eu cometi alguns erros mas que ele iria me aprovar no exame! O mais grave deles foi andar abaixo da velocidade máxima da via... Eu estava a 30km/h numa via de 50km/h. Ele me avisou duas vezes, eu aumentei a velocidade e ficou tudo bem!

Comparado com exame prático de São Paulo, o daqui realmente é mais fácil! O carro é automatico, não tem teste de ladeira e a baliza é ridicula! O que realmente pega para os motoristas recém chegados são algumas regras de trânsito que são diferentes do Brasil e isso faz toda a diferença. Além de ter que olhar nos espelhos, você é obrigado a verificar os ângulos mortos a cada troca de faixa ou virada. No Brasil, só pode usar os espelhos! Aqui, para dar ré, tem que olhar para tras, virar realmente o corpo! Se você fizer isso no Brasil com certeza vai ser reprovado!

Apesar de tudo, a experiência adquirida é sempre válida! Agora já posso revezar com o Le nas viagens mais longas.

Sobre o local da prova, tem um certo mito por aqui que em Henri Bourassa é mais difícil de passar no teste do que nos outros locais do SAAQ. Sinceramente, a dificuldade é a mesma... o que muda é que em Langelier o trânsito é menos intenso e a quantidade de placas Pare é menor, mas se você faz certo uma vez, vai fazer certo sempre, é só uma questão de atenção!

Ficam aqui algumas dicas que eu acho que facilitam a vida na hora do exame prático:
  • Tentar marcar a prova prática o mais próximo possível da prova teórica, assim as regras gerais estão mais frescas na cabeça.
  • Fazer uma aula prática alguns dias antes de prova, o que ajuda a praticar o comportamento que não é usual para nós e ainda vale à pena pelas dicas do instrutor.
  • Manter a calma durante o exame, por mais chato que seja o examinador. Não leve para o lado pessoal, ele está lá pra te testar, e manter controle durante uma situação de pressão faz parte do teste!
  • Olhar sempre os ângulos mortos durante a prova.
  • Parar de verdade e olhar para todos os lados ao encontrar uma placa Pare.
Acho que dessa forma, mesmo que alguns erros menos importantes sejam cometidos durante o teste, o examinador vai te aprovar, afinal a decisão é muito mais subjetiva do que a gente pensa!

Agora o próximo passo é escolher a caranga!

Categories: ,

0 Response for the "Permis de conduire: Etapa 2 de 2 concluída com sucesso!"

Postar um comentário

    Seguidores