Patinação, glissade e hospital

Posted by Marilia Araujo On 12:18 5 comentários

Esse foi o nosso primeiro roteiro do ano novo, exatamente nessa ordem! Depois da aquisição dos nossos patins de gelo, ainda não tínhamos experimentado a sensação de patinar ao ar livre, já que o inverno daqui permite! *rs*

Escolhemos o Parc Mont-Royal para ser o cenário da nossa aventura gelada! Desde o verão não colocávamos os nossos pezinhos lá, e a mudança é enorme! Nem parece o mesmo lugar... Se no verão eu duvidava que aquilo tudo ficaria branco, agora eu estou mais duvindando é se aquilo tudo volta a ficar verde um dia!


Do alto do morro, vista do Lac aux Castor


Lac aux Castor

Nos preparamos felizes por ter a nossa amiga Cats com a gente, a única que sabe patinar de verdade... Afinal, ela nasceu aqui e praticamente com os patins nos pés, e mesmo sem ter patinado por muito tempo, parecia que o tempo pra ela não tinha passado, pois patinava com a leveza de uma pluma... Bem diferente da gente, que caía e levantava toda hora! Faz parte!

Quando já estávamos cansadas e com os pés doendo, eu e a Paulinha resolvemos experimentar a glissade, também conhecido como esqui-bunda! Alugamos as nossas bóias lá mesmo, mas quem tiver o tapete ou um sled pode levar e escorregar de graça. 


Diversão na neve, uma ótima maneira de esquentar o nosso inverno!

Depois de uma descidinha, meu celular toca... era o Le, dizendo que tinha sofrido um acidente e que tinha aberto o queixo! Fomos na mesma hora encontrar com ele, que já estava sendo atendido pela equipe de socorristas do parque. Apesar do corte, não foi nada grave e eles nos recomendaram procurar o hospital mais próximo pra fazer a sutura. 

Fomos então inaugurar o pronto-socorro canadense, que infelizmente não deixou uma boa impressão... Fomos no The Montreal General Hospital, considerado um dos melhores hospitais da cidade e que é administrado pela Faculdade de Medicina da McGill, assim como o Hospital das Clínicas em São Paulo que tem vínculo com a Faculdade de Medicina da USP. Apesar de termos sido bem atendidos, o tempo de espera para uma sutura simples foi de 4,5 horas! E o motivo não é a super lotação ou falta de material. A situação é muito mais triste, é a falta de MÉDICOS e ENFERMEIRAS!

Num dado momento aquilo ficou mais perecendo um hospital fantasma, pois as 2 enfermeiras e o único médico de plantão sumiram e só reapareceram mais de 1,5 horas depois...


Antes e depois da sutura!

Acho que esse foi o maior chá de caneira que eu tomei na minha vida em um hospital... O pior é que tinha gente lá com problemas muito mais graves e urgentes, como um garoto com a maçã do rosto quebrada! 

Sei que essa é só a ponta do iceberg e que por trás disso tem um problema muito mais sério que os jornais relatam a todo o momento, mas é triste constatar que uma situação como essa é muito mais do que "normal" em um país de primeiro mundo como o Canadá... As vezes fico com a impressão de que o Québec é a província que mais sofre com esses problemas, a menos desenvolvida...

Só morando em outra província pra saber. Mas por enquanto, mesmo depois dessa experiência não tão gratificante, aqui continua sendo um ótimo lugar pra gente!

5 Response for the "Patinação, glissade e hospital"

  1. Ola,

    Por um acaso o pequeno acidente aconteçeu no domingo de manha? Pois estavamos la tentando nos manter em pé nos patins e vimos uma ambulancia chegar!Gente, como é dificil, né? Mas logo logo seremos craques...
    Quanto os hospitais tenho uma amiga que passou 15hrs na emergência. MEU ESPOSO cortou o labio aqui e fomos em uma clinica sans rendez-vous e ele foi atendido em 1h mas pagou CAD$ 25 pela sutura!
    Eh, nem tudo é perfeito, mas o saldo é positivo!
    bjinhos,Pri.

  2. Anônimo says:

    É eu também já passei pelo pronto socorro e realmente é feio de ver.

    Bom o Québec tem duas das melhores universidade de medicina do Canada Macgill e UDM, com o curso mais barato UDM, mas 70% dos formandos vão trabalhar em outras provincias, pois lá os salários são maiores.

    Alem disto o número de vagas para os estudantes são poucas!!!

    E Leandro ve se te cuida!

  3. Então, foi na sexta, dia 2 de janeiro... Se nós soubéssemos que podíamos ter ido direto pra uma clínica nós teríamos ido... Os $25 valem muuuuuuuuito a pena...

    Tomara que o Quebec dê um jeito nessa situação!

    Quanto ao Le, ele já está melhor... Todos os pontos já caíram e o queixo cicatrizado! Depois dessa ele vai ter mais cuidado, certeza! hehehe

    Bjos a todos e obrigada pelos comentários! Eu adoro!

  4. Anônimo says:

    Marilia, para mim o saldo tb ainda é positivo, mesmo se o que aconteceu com o Lê tenha acontecido com meu filho, e que tenhamos ficado 5 horas na emergência do Saint Justine e nao termos sido atendidos. Voltamos para casa ... eu entro em pânico cada vez que penso que posso precisar de hospital, so ouco historias horriveis,inclusive a do filho da minha vizinha,que com 19 anos morreu por pegar uma bactéria hospitalar. saude aqui é um caso gravissssssssssimo
    Boa sorte pro Lê
    leticia

  5. Cams says:

    êeee formigo!
    juízo heim???
    rs

Postar um comentário

    Seguidores