Curiosidades

Posted by Marilia Araujo On 20:02 1 comentários

Bom, já que a minha querida irma fez um monte de perguntas, achei interessante colocar em um post, já que sao curiosidades que todo mundo deve ter!

Entao, vamos à la Jack, por partes!


1) Vcs tomaram aquele comprimidinho "do capeta" que eu mandei?

R: Antes de responder, eu explico... hehehe... minha irma nos deu uns comprimidos para dormir na viagem, caso tivéssemos dificuldade para dormir na classe econômica! Bom, acabamos nao tomando, pois assistimos 2 filmes (10.000 B.C. e The Other Boleyn Girl). Além disso, comemos o jantar e o café da manha e dormimos um pouco... O tempo até que passou relativamente rápido...

2) Vcs estão sendo bem recebidos pelas pessoas, os "minhocas", da terra? Há preconceito, mesmo que velado?
R: Bom, até agora temos sido muito bem tratados! As pessoas no geral sao muito cordiais e simpáticas e sempre tentam nos ajudar. Por exemplo: nós compramos um mapa da cidade para conseguirmos nos deslocar com mais facilidade. Abrimos o mapa 2 vezes, em momemtos diferentes, e nas 2 vezes alguém chegou até nós e perguntou: "Onde vcs querem ir? Precisam de ajuda?". Isso tb aconteceu qdo fomos olhar um dos mapas espalhados pela cidade (o que é muito legal!). Fomos comprar utensílios domésticos em uma loja, e a dona simplesmente nos mostrou tudo que estava em promoçao quando falamos que tínhamos acabado de chegar e que precisávamos montar a nossa casa... Ela inclusive se ofereceu para guardar as coisas no estoque da loja em quanto ainda nao pegamos a chave da Toca, para nao termos o trabalho de carregar 2 vezes! Nao é incrível?! É claro que tem gente mais chata e menos simpática, mas por enquanto só pessoas do bem cruzaram o nosso caminho e espero que continue assim!

Quanto ao preconceito, se existe ainda nao conseguimos perceber! Aqui se vê chinês, europeu, indiano, muçulmano, judeu ortodoxo, negro... tem de tudo! E em nenhum momento vemos as pessoas olhando feio ou curiosa para alguém só porque usa um turbante ou porque está com o cabelo pintado de 3 cores diferentes... aparentemente, a uniao das raças acontece aqui e sem nenhum tipo desconfiança. A única coisa mais próxima de preconceito que enfrentamos foi um dos caras que nos mostrou um apartamento que disse que ele nao queria «Brazilian people» fazendo festas no apartamento pq aquele era um prédio muito silencioso! Hahahaha... É claro que demos risada e preferimos acreditar que foi apenas um jeito infeliz de se expressar, uma vez que ele tb nao tinha o francês nem o inglês como língua mae... acontece!

3) E a tecnologia, tem preços muuuito mais legais?
R: Os preços sao mais baixos que no Brasil, mas com certeza nao sao melhores que nos EUA. Aqui eletrônicos, eletrodomésticos e afins realmente sao mais baratos que no Brasil, mas se o intuito é ser consumista total, o melhor mesmo é fazer um pit stop na terrinha do Tio Sam!

4) E o sotaque? Como é que o povo fala? Franglês?
R: Aqui o mais legal é que a maioria das pessoas falam inglês e francês. Se vc entra numa loja, a primeira coisa que vc ouve é um simpático «Bonjour!». O que determina o idioma da conversa geralmente é o que vc responde... Se vc disser «Bonjour!», a conversa se desenrola em francês... se vc responder «Hi!», a pessoa automaticamente muda para inglês e continua com a maior naturalidade! É impressionante como as pessoas mudam de um idioma para o outro como num passe de mágica.
Por outro lado, também conversamos com pessoas que só falavam (e entendiam) francês e outras que só falavam bem inglês e um francês muito carregado... mas no geral, é possível sobreviver com qualquer umas das línguas. O curioso é que mesmo falando em francês, ao usar palavras que vem do inglês (tipo SOFTWARE) as pessoas falam com a pronúncia em inglês mesmo, entao parece meio misturado, mas na verdade nao é! Hehehe

Além dos idiomas oficiais, ouvimos ainda pelas ruas algum espanhol, chinês e outros idiomas que nao conseguimos identificar! Hehehehe

4) E quando a Mi começa no trabalho? -- Mi sou eu mesma, para a família!
R: A moleza acaba hoje, 2a feira... aliás, já passou da meia noite e eu to aqui! Mas é que eu nao resisti às perguntas!! Já tenho uma série de coisas para fazer! O emprego novo vai ser um desafio e tanto, e nao vejo a hora de conseguir o meu primeiro projeto, pra aí sim dar a cara a tapa pra valer! Um outro aspecto muito bom é que vou trabalhar em esquema de home office, uma vez que a empresa só tem uma instalaçao física na França. Aqui no Canadá, o trabalho é virtual! Coisas da vida moderna...

Bom, espero ter conseguido sanar algumas dúvidas dos fiéis leitores! E agora eu vou dormir pq amanha é dia!

PS: Letícia, adoro os seus comentários e dicas, muito obrigada! Manda um comentário com os seus contatos (a gente promete nao publicar!!), assim podemos marcar alguma coisa por aqui e nos conhecer pessoalmente!

Categories: , ,

1 Response for the "Curiosidades"

  1. Unknown says:

    oi Mi... rsrsrs
    Adorei saber dessas curiosidades, está ficando cada vez mais divertido acompanhar o dia-dia dos moradores da toca.
    beijos procês
    =)

Postar um comentário

    Seguidores