Primeiros dias em Montreal

Posted by Marilia Araujo On 21:17 0 comentários

Bom, nesses 2 dias e meio que estamos aqui já deu pra ver um pouquinho da cidade... As coisas que mais impressionam é a limpeza da cidade e a quantidade de ciclistas que vemos por todo lugar.

Além disso, a underground city é surreal... Imaginem um shopping gigante, com entradas por várias ruas e com acesso direto a várias estações do metrô! Eu não acreditei quando entramos... primeiro pq eu não imaginava que aquilo era a UC... para mim, estávamos simplemente entrando num shopping. Mas quando vi a estação de metrô, me dei conta de onde estava... Com certeza não gastar além da conta no mega inverno vai ser um desafio e tanto pra mim!

Nesses dias, o que ocupou o nosso tempo foi tirar os documentos, abrir conta no banco e procurar apartamento... vamos ficar devendo mais fotos, mas assim que tivermos um tempinho, vamos visitar os lugares e tirar fotinhos... vamos por partes:

- Tirar o NAS (Número d'Assurance Social): o NAS é como se fosse o nosso CPF do Brasil. Foi super rápido tirar, acho que estávamos com tudo pronto em 30 minutos.
Para tirar o NAS é necessário preencher o formulário que o oficial de imigração fornece no momento da entrada no país e levar pessoalmente ao Service Canada Centre mais próximo, junto com o passaporte e a permissão de trabalho (no nosso caso!). Também é possível mandar pelo correio, mas como o posto do governo fica aqui pertinho de hotel, fomos a pé! O cartão chega em casa aproximadamente 2 semanas depois e o governo recomenda manter o cartão guardado em casa. Existe toda uma política de uso e proteção do NAS, que é explicada no livrinho que a gente recebe quando solicita.

- Abrir conta no banco: escolhemos o HSBC, devido à empresa onde eu vou trabalhar já ter conta nesse mesmo banco, o que facilita os meus reembolsos com despesas de viagens.
Para abrir a conta, funciona um pouquinho diferente do Brasil. Nós chegamos no banco achando que sairíamos de lá com a conta aberta na hora, mas não... aqui tem que marcar horário para ser atendido. Marcamos então o nosso horário para o dia seguinte à tarde, pois no dia que fomos as agendas já estavam lotadas. Fomos atendidos super bem e nem um minuto além do horário marcado. O atendimento é totalmente pessoal, num local reservado, e as duas atendentes que nos ajudaram foram muito atenciosas e simpáticas. Saímos de lá já com os nossos cartões de débito em mão e tudo pronto para começar a usar conta! O HSBC oferece um serviço muito legal para imigrantes recém chegados, o HSBC Passport, que é a abertura de conta com isenção total de taxas e serviços ilimitados por 6 meses. Por enquanto não temos do que reclamar... vamos testar durante o ano!

- Assurance maladie: Tivemos que dar entrada no Assurance maladie, que é como se fosse um plano de saúde do governo. Aqui no Québec você precisa estar inscrito para poder receber tratamento médico de graça. Aqui, o serviço médico é gratuito, oferecido pelo governo, porém só passa a valer a partir do terceiro mês a partir da inscrição. Mais informações podem ser obtidas aqui. O procedimento também é bem simples... vai no lugar, preenche as informações, leva os passaportes e demais documentos e tira as fotos para a carteirinha lá mesmo. É necessário pagar uma taxa de $8.00 por pessoa. As nossas carteirinhas chegam em Setembro!

Bom, acho q por hoje é só! Já escrevi demais!

Categories: ,

0 Response for the "Primeiros dias em Montreal"

Postar um comentário

    Seguidores