Médico de família

Posted by Marilia Araujo On 16:15 2 comentários

Desde que chegamos aqui em Montreal a gente está meio preocupado com essa história de médico de família... No dia seguinte da nossa chegada em solo canadense, já solicitamos o nosso seguro saúde que é oferecido pelo governo do Québec. Existe um período de carência de 3 meses, então o nosso só passou a valer a partir do mês passado.


Vou ser bem sincera que saúde nunca foi um assunto que me preocupou muito enquanto estava no Brasil... isso porque minha irmã é médica (a melhor na minha humilde opinião!) e sempre confiei muito nela. Apesar da especialidade dela ser ginecologia e obstetrícia, sempre foi pra ela que eu liguei quando precisei, não importando qual fosse o problema e ela sempre soube como resolver ou indicar o melhor especialista. 

Ela se formou na USP em 96, e desde então a saúde da família inteira está nas mãos dela. Homens, mulheres e crianças... Pra mim, ela é a minha médica de família e é muito difícil confiar em outra pessoa... mas... fazer o que?!

Aqui no Québec o correto seria você ter um médico de família e chamá-lo não importa qual fosse o problema (assim como eu fazia com a minha irmã! rs). Depois de uma primeira consulta com ele, aí sim seria marcada uma consulta com o especialista caso fosse necessário.

O fato é que existe um problema sério de falta de médicos por aqui e por isso achar um médico de família é uma missão quase que impossível! Achei até um concurso de um canal de TV dando como prêmio um médico de família! Já ouvi muita gente comentar que procurou durante meses e não conseguiu achar nenhum médico disponível. Nesse caso, a solução são as clínicas "sans rendez-vous" espalhadas pela cidade. 

Vou começar a correr atrás desse assunto delicado, pois com a saúde não se brinca, já dizia a minha avó! Espero em breve poder voltar com informações úteis de como achar o médico de família! À tout à l'heure!

Categories:

2 Response for the "Médico de família"

  1. É meninos..esse é um grande problema daqui..
    Vou expor a minha humilde opinião (usando as suas palavras rs): o diploma de medicina devia ser aceito em qualquer lugar. Oras! Medicina é medicina..não é uma coisa q muda de um país para o outro como direito..
    O reconhecimento do diploma tem q ser facilitado urgentemente..
    Por outro lado, esses dias tive q utilizar a clínica medical (cada bairro tem a sua) e fui mto bem atendida. Tenho q admitir. Nem demorou muito (1 hora só).
    Ps. Onde vejo pra me inscrever nesse concurso pra ganhar um medico de familia? kkkk
    beijosss

  2. Aninha says:

    Maaaa,
    Minha irmã é médica de família sabia? Essa especialidade embora sempre existiu, nunca foi tão recenhecida no Brasil como agora. Nos países Europeus o modelo de medicina é o de famíla e aparentemente isto está se globalizando.
    Minha ir~mã adora, mas sabe que é precio cursos no exterior para se aprofundar e aprender com quem já faz e muito bem isso!!!
    Vou falar pra ela sobre o CAnada, quem sabe né?
    Beijocas

Postar um comentário

    Seguidores