Uhuuu!! Passamos na bendita prova teórica pra tirar a carta de motorista aqui do Québec! Como já havíamos dito antes, a nossa carta de motorista brasileira só é válida por alguns meses. Nós achávamos que eram 6 meses, mas nessa terça-feira, dia que fizemos a tal prova, descobrimos que a validade é de apenas 3 meses! Ou seja, faz 1 mês que a nossa carta não serve mais pra nada... 

Comparecemos no SAAQ da Henri Bourassa, abrimos o nosso registro, fizemos teste de visão e depois de tudo fizemos a prova teórica. Tem que pagar uma taxa de $10.00 por esse processo.

Vamos aos detalhes da prova! Ela é composta por 3 partes: 

1- Código de segurança nas estradas
2- Sinais de trânsito 
3- Código de segurança na direção na cidade

As duas primeiras partes são compostas de 16 questões cada uma, das quais é preciso acertar 12. Na última, de 32 questões, tem que acertar 24! Ou seja, tem SIM que estudar o livrinho e repetir o simulado no site várias vezes antes de ir fazer a prova, pois apesar de algumas questões serem óbvias, outras são bastante duvidosas e podem confundir.

No final, já marcamos a prova prática, que ficou pro meio de dezembro. Pra fazer a prova prática, no nosso caso que não temos carro, vamos ter que alugar um... lá mesmo parece que tem... O SAAQ te dá a opção também de emitir uma carta de «aprendiz» depois de ter passado na prova teórica, o que dá direito a dirigir, mas apenas acompanhado por uma pessoa habilitada a mais de 2 anos. Eu resolvi pegar a tal carta pois quero tentar fazer pelo menos uma aula prática antes da prova... principalmente pra pegar dicas e evitar erros bobos que podem me fazer bombar na prova... A carta de aprendiz custa $40.00.

Categories: ,

2 Response for the "Permis de conduire: Etapa 1 de 2 concluída com sucesso!"

  1. Oi Marilia,

    Infelizmente a prova pratica não é tão simples qto a teorica pois tem algumas coisas que temos que fazer di-rei-ti-nho senão reprovamos.
    Estou falando dos ângulos mortos e das arrets,mas nada que uma boa aula para pegar todos os macetes.
    Eu fui na cara e na coragem e reprovei, agora antes de refazer vou também fazer uma aula antes.
    O Saaq da H.Bourassa é o mais exigente, meu esposo fez em Longueil e achou mais facil...mas...
    Bom, sorte pra nos, pois mesmo sendo o transporte publico do Québec o melhor, nada como o calor de um carro de vez em quando, né?!
    Bjo,
    Priscilla.

  2. Oi Priscilla,
    Obrigada pela dica! Eu peguei o telefone de uma auto-escola que uma amiga minha está fazendo... se vc quiser posso te passar o telefone!
    Bjos,
    Marilia

Postar um comentário

    Seguidores