Bibliotecas de Montreal

Posted by Marilia Araujo On 00:32 3 comentários

Hoje fomos fazer uma passeio de bicicleta por Outremont e fizemos agradáveis descobertas... Uma delas foi a maravilha do sistema de bibliotecas públicas de Montreal!

Passamos pela Bibliothèque Mile End e resolvemos entrar para ver como é que funciona! Saímos de lá já com as nossas carteirinhas. É tudo muito simples. Se você é residente da Ville de Montréal, é só levar um comprovante de residência (a gente tinha uma correspondência da Hydro Québec), fornecer algumas informações para o cadastro e pronto! Já tem passe livre em todas as bibliotecas de Montreal, com exceção da Biblioteca Nacional, que tem um sistema próprio.



Quanto paga?? N-A-D-A!! É totalmente de graça, e você pode pegar livros, revistas, CDs e DVDs emprestados por até 3 semanas... Como o sistema de todas as bibliotecas é integrado, antes de sair de casa vc pode consultar o livro que quiser pela Internet, ver se ele está disponível em alguma biblioteca próxima, fazer uma reserva e retirar o livro! Isso eu realmente achei um incentivo enorme à cultura, pois além de livros em francês e inglês, as bibliotecas ainda contam com um acervo enorme em diversos idiomas, incluindo chinês (claro!), inglês, espanhol, vietnamita, tcheco, grego e até português!

Os livros emprestados podem ser devolvidos em qualquer uma das bibliotecas, o que facilita muito a vida! Então vc pega o livro em uma e devolve em outra... sem stress... Ficamos encantados com a simpatia da atendente, que em menos de 10 minutos tinha feito nossas carteirinhas e fez um tour com a gente para mostrar tudo o que o lugar oferece... aliás, tem internet grátis tb!

Resumo da ópera: ficamos babando... saímos de lá já com 4 CDs e 3 quadrinhos em francês! E eu já sei o próximo livro que vou pegar emprestado assim que terminar de ler o Harry Potter 7... Le Dernier Templier! Boa leitura pra todo mundo!

Categories: ,

3 Response for the "Bibliotecas de Montreal"

  1. Anônimo says:

    Nossa, acho que uma das coisas que mais amo aqui sao as bibliotecas. Sao a minha segunda casa.Meu filho,que tem 6 anos,ja leu (nos lemos : ) ) mais livros do que eu ja havia lido em toda a minha vida. O problema da leitura no Brasil é que livro é artigo de luxo !Quando o Martin nasceu e fomos pela primeira vez ao Brasil eu pensei em comprar uma mala de livros pra ele a fim de incentivar a leitura em portugues. Nossa, os livros sao carissssssimos la , acabei desistindo. Livros aqui nao somente sao baratos como ha milhares disponiveis gratuitamente na biblioteca, um verdadeiro luxo ao qual nos, brasileiros, nao estamos acostumados
    Boa leitura
    Leticia

  2. Nossa Leticia! Estava comentando a mesma coisa com o Leandro... aqui o incentivo é enorme! É nessa hora que a gente vê os impostos que pagamos aqui voltarem para nós! O povo brasileiro ainda tem muito que aprender...

  3. Unknown says:

    olá Moradores da toca!
    Puxa... gostaria que aqui no Brasil tivessem bibliotecas como essa... Deu até vontade!
    beijocas procês!
    =)

Postar um comentário

    Seguidores